terça-feira, 3 de abril de 2012

Realidade Não Faz Mal a Ninguém

Como seres humanos, não nascemos sabendo das coisas assim como vemos acontecer, por exemplo, com os insetos onde a memória instintiva lhes são transmitidas geneticamente. Há quem fale sobre memória genética nos humanos, mas isso não se aplica ao caso por ser ela muito sutil.


Sendo desta forma, temos o dever conosco mesmo e com a sociedade de crescermos como ser, de elevar nosso espírito a um patamar sempre maior enquanto por aqui andarmos. Devemos traçar ideais em nossa vida, entendendo que um ideal significa idéia nobre (não confundir com ideologia). Contudo noto e lamento que a televisão e a música venham trabalhando em oposição a essa necessidade. Estas nos expõem a altas doses de fantasia e banalização da moralidade e dos bons costumes, passando uma mensagem mentirosa de que aquelas armações e viadagens podem ser partes corriqueiras de nossa vida. É como diz o ditado “Uma mentira dita dez vezes, se torna verdade” ou àquele outro que diz “A repetição é mãe da retenção”. A constante exposição a tais sem uma triagem do que digerimos na mente, corrompe nosso senso de equilíbrio do caráter na qual é apenas uma manifestação de como anda o espírito. É como disse Jesus “A boca fala aquilo que o coração está cheio”. 

Não digo que sejamos puritanos, porque esse tipo de atitude é um caminho difícil de trilhar por estar fora do alcance de nós seres ‘normais’, portanto, pode ser um devaneio senão um desequilíbrio se embrenhar por ele. Por outro lado, também não precisamos nos deixar influenciar por pensamentos levianos, inconsequentes e poluídos ali transmitidos. Estes não fazem parte de nossa constituição apesar de serem fáceis de assimilar. Todos os que seguem este caminho, se conseguirem chegar ao final, sempre deixam um rastro de mágoas muitas vezes irreparáveis a si e aos outros.

Ambos os extremos são como uma estátua de bronze reluzente, porém, com seus pés de barro. Levar uma vida que não condiz com nossa natureza é fugir da realidade e isso é perigoso, é caminho escorregadio... Por mais atenção que detemos à cada passo uma hora escorregaremos, pois cedo ou tarde o excesso de confiança nos colocará em estado de letargia.

A luta contra esta constante repetição negativa da qual chamo de ‘bate estaca para mente’ é vencida quando ocupamos os espaços dela com informações salutares, nesse ponto novamente lembro-me da verdade por detrás do dito popular “mente vazia é oficina do diabo”.

Digamos o seguinte, uma mensagem negativa é como um ponto negativo e para anular ele, precisamos de um ponto positivo, quer dizer, uma mensagem positiva de mesmo peso. Contudo isso é pouco, pois estaríamos patinando já que não iríamos para frente e nem para trás. Portanto, devemos para cada ponto negativo, ter ao menos dois pontos positivos, assim estaríamos andando para frente, devagar, mas para frente; o que não seria o ideal ainda. Quero dizer com isso que devemos nos expor a grandes quantidades de informações elevadas para então cancelar as de baixas vibrações que recebemos sem nossa permissão.

De todas as profusões de informação sobre atitude positiva a que temos acesso, uma certeza sobre elas podemos ter, pensamentos positivos geram atitudes positivas e estas ao longo do tempo produzem resultados positivos. Assim sendo, o oposto também é verdadeiro.

Pensemos nisso com mais carinho da próxima vez que nos deixarmos expor diante de mensagens azedas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...