quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ética ou Moral?

No que se refere à Ética e Moral, estas palavras são trocadas de posição sem reserva alguma, ou melhor dizendo, sem nenhum pudor usam-nas como se fossem sinônimos. Notamos isso entre os indivíduos no nosso cotidiano, na mídia e inclusive há uma evidente confusão até mesmo nos meios acadêmicos. 

Mas por que é tão importante saber exatamente a diferença entre elas se em uma conversa ou debate somos compreendidos e também compreendemos o argumento em foco? 



Pois bem, estamos vivendo em dias em que os valores humanos adquiridos e acumulados por longas datas, estão se perdendo ou sendo corroídos por esta revolução social mundial em que as pessoas não mais estão satisfeitas com sua liberdade, querem mais, querem a libertinagem onde tudo se pode e é permitido. Querem receber juros sem terem aplicado. Querem se livrar de qualquer responsabilidade e empecilho que lhes privem ou fira sua libertinagem, nem que para isso seja necessário matar.

Sendo assim, sabendo nós distinguirmos a sutil diferença entre Ética e Moral, estaremos bem conscientes dos limites em que devem as leis do estado que regem os valores de nossas condutas e também dos atuais movimentos e questões sociais que nos afrontam, invadirem nosso espaço e querer nos arrastar junto com as ‘Maria vai com as outras’ e igualmente, onde temos assegurado o direito de nossos valores pessoais embasados na premissa da liberdade, igualdade e principalmente personalidade, bem como nossas reponsabilidades perante o todo.

Qual é a diferença entre Moral e Ética:

Moral é o conjunto de valores adquiridos por diversos meios desde que nascemos, da qual, nos permite saber a diferença entre o bem e o mal. Isto se dá pela educação, tradição, o meio e a cultura em que vivemos. A moral sempre aponta para um proceder positivo e elevado visando a interação com nossos semelhantes e o meio em que somos parte. Dela procede tudo aquilo que é justo, correto, decente, honesto e íntegro. É aquela voz que nos sopra nos ouvidos reprovando-nos ou aprovando-nos.

Ética é uma disciplina que tem por função, investigar e explicar os valores morais levando o homem a se orientar e agir por convicção racional. A ética visa trazer a superfície e explicar os motivos dos valores morais para que assim, possamos agir com plena convicção. Sendo então uma disciplina, podemos dizer que a ética é teórica, pois se desenvolve apenas em nosso intelecto, enquanto que a moral habita a essência de nosso ser e nos move a ação por ser prática.

Um exemplo para melhor entender:

Pense no seguinte caso: Há dois amigos. Um deles comete um ato reprovável. O outro ao se dar conta do erro do amigo fica com uma dúvida tremenda, por seus valores morais, ele não sabe se relata o caso à vítima ou se se resguarda de dizer algo, fazendo vista grossa em nome da amizade.

Neste caso ele está entre a cruz e a espada porque, seja qual for sua escolha, sua consciência não o deixará em paz além de ter errado por um caminho ou pelo outro. Então ele analisa o caso... e essa análise baseada no raciocínio procurando uma explicação e justificativa visando a solução é a dita ética que apontará a postura a tomar.

Então ele chega a conclusão de que é melhor conversar com o amigo para que ele se conscientize do erro e corrija logo o problema. Com isso, ele não comete uma atitude impensada que amanhã trará arrependimentos apesar dele ter toda a razão do mundo por estar moralmente correto, contudo, ele optou pela análise ética que lhe possibilitou uma ação abalizada em seus conceitos morais. 

Leis Civis

No que se refere ao cumprimento do código civil, queiram perceber que nem todos são de obrigatoriedade, contudo é admitido como facultativo. Se optar por um proceder ou pelo outro não estará infringindo a lei, tal como é o caso de alguns feriados, ensino religioso nas escolas e etc. A lei neste caso apenas põe fim a divergências.

Veja um exemplo de lei facultativa que demanda muito barulho quando optamos por uma atitude ou outra. O Projeto de Lei 4360/2004 que isenta de ilegalidade a interrupção da gravidez em caso de gestante portadora de feto anencéfalo.

Essa lei causou uma polarização muito forte da sociedade. Sua aprovação não foi democrática, pois se tivesse incluído a participação da sociedade, ela não teria sido aprovada, que era o desejo da maioria, entretanto ela estabeleceu o fim de uma longa discussão por deixar o proceder ao arbítrio da pessoa.  

A questão se resumiu agora em duas, a saber, ou se opta pelo aborto da qual será realizado em clínicas através de procedimentos seguros e legais, diminuindo o índice de mortes das gestantes ou se opta por não assassinar o próprio filho permitindo que nasça e então a natureza se encarrega de leva-lo e os pais estão em paz com Deus.

Por fim, Moral e Ética se resumem nos maiores valores do ser humano, seja ele religioso ou não. Ambos os atributos, nos remetem ao respeito e a sagração da vida seja ela humana ou animal. O homem com seu livre arbítrio têm por obrigação zelar pela sua paz de espírito e de seu semelhante para uma verdadeira sociedade forte. Unidos pela moral e pela ética, não daremos condições aos usurpadores de plantão destruir aquilo que foi edificado com muito suor e altruísmo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...