sábado, 1 de setembro de 2012

Persistência

O que você deseja para sua vida? Quais são seus planos?

Deixe-me arriscar em alguns projetos comuns à maioria, pois bem, creio que você queira um imóvel, talvez queira concluir seus estudos ou quem sabe fazer uma longa viagem, pode ser que você esteja planejando apenas bem-estar ou quem sabe tudo isso e mais ainda?


Muitos são os planos que traçamos para nossas vidas, porém, nem sempre conseguimos alcança-los ao primeiro lance e então, frustrados jogamos aqueles sonhos no lixo e traçamos outros sonhos mais modestos e não coerentes com nossas aspirações e assim nos contentamos com estes sem nos darmos conta de que os fracassos é a bússola do caminho, pois, são estes que vão corrigindo nossa rota a cada passo dado, além de principalmente nos fornecer mais equipamentos para retomar o rumo.

O problema é que muitos criaram o mau hábito de sempre desistirem. Se auto-treinaram para isso a vida toda, gostam de se sabotarem para chamarem a atenção para si por se fazerem de coitadinhos e vítimas das circunstâncias. A estes, digo que já estão realizados, pois conseguiram o que buscavam. Porém, quanto aos demais que ainda estão buscando, prestem atenção, todo navegador sabe que quando ele se lança ao mar, não mais pisará em terra firme e estará apenas ele e Deus na vastidão e por demais vulnerável a malogro. Então, nós como capitães de nossas vidas, jamais poderemos deixar de observar dois pontos chaves tais como dois faróis na negritude do oceano:
1- Se os bebês ao tentarem aprender a andar, desistissem tão facilmente como nós adultos, hoje estaríamos todos rastejando.
2- Se os filhotes dos pássaros não tivessem firmeza de ânimo ante o perigo, não ganhariam toda à liberdade que o céu concede.

Pois assim devemos conservar-nos firmes em nossas resoluções e quantas vezes cairmos, deverá ser o mesmo número de vezes que deveremos nos levantar sem nunca tirar os olhos dos faróis, até porque, se a nossa nau afundar, melhor boiar para guardar energia e ter tempo para pensar numa saída do que nadar impulsivamente em direção ao nada apenas para afundar mais tarde de canseira.

Feio não é cair, pois caiu tentando, feio é se acovardar por não tentar ou cair tentando e se recusar a levantar e assim permanecer no chão lamentando a própria sorte e servindo de espetáculo aos demais que estão passando por nós preocupados com seus caminhos apenas. Portanto, quando desejar realizar algo bom, o maior fracasso seria o de não tentar. E se tentar e depois desistir facilmente, incorreria no fracasso da voluvez. Nisto não há honra.

São poucas as situações em que a sabedoria pede para recuar diante de uma próxima tentativa, e se esta for a situação, ainda poderá ter a nobreza de pelo menos dizer: “Eu tentei”.

Calvin Coolidge que foi presidente dos EUA disse uma frase muito bem abalizada que é uma realidade não percebida se não nos chamarem a atenção para esta circunstância: “Nada na vida pode substituir a persistência. Nem o talento o fará, pois o mundo está cheio de homens de talento fracassados. Nem a genialidade, pois gênios desprezados são quase um provérbio. Nem o conhecimento, pois encontramos muitos diplomados medíocres. Só a persistência e a determinação são onipotentes”.

A natureza está cheia de exemplos de persistência diante das dificuldades, o joão de barro, as formigas, as lagartas e por aí vai. Apesar de serem animais, a lei da natureza é uma para todos. Mas se desejam exemplos humanos, veja o que disse Jacob Riis, importante jornalista e fotógrafo: “Quando nada parece ajudar, eu vou e olho o cortador de pedras martelando uma rocha talvez cem vezes sem que nenhuma rachadura apareça. No entanto, na centésima primeira martelada, a pedra se abre em duas, e eu sei que não foi aquela que conseguiu, mas todas as outras que vieram antes”.

Entretanto, é bom considerar que se você está persistindo muito e não está sendo bem sucedido, pode ser que não esteja sendo coerente em suas ações. Vender geladeiras no pólo norte não seria boa idéia, portanto, reveja seu proceder e desejo para que estejam coerentes com a realidade. Em caso afirmativo, soam bem as palavras de Thomas Edson: “Existe um jeito para tudo. Ache-o”. Mas não desista, é claro...

"Ninguém jamais foi honrado por aquilo que recebeu. Honra é a recompensa por aquilo que damos"  
Calvin Coolidge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...