sábado, 22 de setembro de 2012

A Influência da Ficção na Realidade


A sociedade moderna mergulhou de cabeça na fantasia e esta avidez pela ficção as tem levado a abdicar de suas vidas em prol de uma tela. Passam-se horas do dia absorvendo informações inúteis quando não, prejudiciais à si. Não que toda ficção tenha mensagens subliminares tais como as transmitidas especialmente nas telenovelas da maior fabricante de tramas do país, contudo, mesmo que seja uma fantasia inocente, ela é prejudicial a todos e em especial aos jovens. Acham exagero? Pois, continuem lendo e perceberão que o assunto é mais vasto que se imagina. 


Os filmes, telenovelas, livros, jogos e demais meios de informações apresentam pessoas que tem uma vida dinâmica e cheia de emoções, quando não, estes voam, tem superpoderes, falam com animais e por aí vai. Nunca falta happy end para os protagonistas. Porém, quando aqueles que consomem avidamente estas ficções voltam à sua realidade, estas pessoas acreditam que suas vidas são monótonas e medíocres porque lhes faltam aquelas ações, emoções e finais felizes. Desta forma, como não suportam a realidade acabam como um cachorro correndo atrás do próprio rabo, quero dizer, viciam nestas fantasias ou pior, introduzem colaboradores tais como drogas, bebidas e tudo mais que possa tirá-los daquele aborrecimento e vão se esvaziando a alma cada vez mais e assim, tais como zumbis que estão mortos no espírito, mas insistem em andar como vivos, são então absorvidos pelo sistema. São conduzidos para aonde os manipuladores da mente queiram e isso vira um circuito fechado de difícil saída. Esta é a sutil e indolor lavagem cerebral a maneira moderna.

A mídia empapuça os incautos com muito doce que não alimenta a alma para que o leite, o verdadeiro alimento que alimenta, pareça ser amargo e assim, seja recusado e estes continuem no doce. Lembrei-me de uma citação extra oficial de Jesus que serve bem aqui: 'Quem busca ao mundo se parece com o homem que bebe água do mar. Quanto mais bebe, tanto mais aumenta sua sede, até que a água acabe por matá-lo'. Este é o fim da sabedoria humana e por consequência o início da involução.

Os manipuladores da massa a muito conhecem o método para conduzirem as pessoas para aonde seus interesses egoístas queiram. Fiquem alertas, porque eles são capazes de contar uma grande mentira através de pequenas verdades. A exemplo disso temos desde os protagonistas da peça Otelo de Shakespeare até os dias atuais nas campanhas políticas, nos julgamentos dos tribunais, nas telenovelas com a veneração do homossexualismo por exemplo, onde apresentam tais pessoas sempre boazinhas, honestas, certinhas, bacaninhas e por aí vai. Não que estes não possam ser assim, mas a maneira que apresentam e enfeitam essa atitude, forçam o nosso entender que isso possa ser não apenas aceitável como também bonitinho e natural dentro de nosso espaço privado, indo até mesmo ao desejável a nós. Em toda propaganda de ideias que me chega, costumo filtrar dela ao menos setenta por cento de suas firulas, bandeirinhas e fogos, assim não me decepciono tanto com a mentira.     

Nossa sociedade atingiu um nível tecnológico jamais imaginado. Contudo essa tecnologia mal gerenciada, fruto da inteligência humana não nos trouxe uma vida melhor, apenas nos trouxe melhor conforto e nada mais. Apesar de toda inteligência, falta a principal qualidade para administrá-la, ou seja, a sabedoria. Inteligencia sem sabedoria se transforma em burrice, pois, onde há inteligencia nos arsenais militares? Onde há inteligência nas armações corruptas? Pode haver inteligência no uso de seres humanos para pesquisas tais como o uso de embriões? Há inteligência em abortos quando o desejo de todo ser humano é viver? Eu poderia ficar aqui horas citando ininteligências, mas deixarei os demais exemplos para vocês mesmos citarem.

A ficção não deve ser evitada porque ela não é por inteira mal, veja o clássico exemplo de Jesus que fez uso constante da ficção para explicar as verdades do Reino. Estas são conhecidas por parábolas. A diferença é que Jesus não usava de armadilhas. Apesar de serem ficção, a narrativa utilizava fatos reais do cotidiano. Não havia exageros ou meias verdades, inclusive não havia mentiras e nem havia mensagens subliminares ou fatos irreais. Porém, este método de Jesus explicar verdades havia dois motivos de ser, o primeiro era se fazer entendido em coisas espirituais aos escolhidos e o segundo era para não jogar suas pérolas aos porcos, quer dizer, os soberbos e inimigos do Reino não entenderiam as mensagens que parecia histórias desinteressantes demais para ficarem matutando nelas.

Porém, em se tratando deste sistema corrupto e manipulador, a fantasia se tornou um instrumento eficaz de condução da massa no mais típico estilo do vaqueiro tradicional. E neste ponto não preciso entrar em mais detalhes, pois, como citei, a mídia é exímia em obter os resultados da qual desejam... A briga dos justo é desleal e poucos irão impedir que se coloquem ganchos em suas mandíbulas e os arrastem.  

Um comentário:

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...