quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Caminhos da Vida

A percepção que possuímos sobre nós próprios significa que estamos vivos e que portanto, possuímos consciência através da capacidade de introspecção. 

Assim, apesar da vida ter início no exato momento da concepção, é em aproximadamente oito semanas que o feto terá a sutil consciência de estar vivo em resposta as sensações e estímulos recebidos e esta compreensão vai se aprofundando conforme  ele vai se desenvolvendo como indivíduo. Assim, na concepção, aquele Ser que esta sendo tecido, não é mais a mãe, enquanto óvulo sim, porém, não mais agora. Este Ser é um indivíduo único, próprio e sagrado da qual a mãe tem a inexorável obrigação de zelar por seu inquilino devido suas próprias escolhas, procedimentos ou acaso, não tendo mais ela o direito de decidir sobre o embrião, visto não mais ser parte de seu corpo. 

Desta forma, ao nascer o bebê é um Ser completo por ter um caráter bem definido que o distingue dos demais, da qual o torna um indivíduo único independente de sua aparência externa, capacidades físicas e cognitivas. Isto é bem melhor percebido em uma família grande onde cada qual, apesar da mesma educação, da mesma convivência, das mesmas roupas, dos mesmos brinquedos, do mesmo ensino secular, cada qual é muito diferente de seu irmão ou irmã. E esta percepção que todos possuímos de nós próprios, mantém-se íntegra mesmo com a passagem do tempo e das mudanças orgânicas e físicas que sofremos. Nascemos, crescemos e envelhecemos sem jamais perder nossa identidade, melhor dizendo, a passagem do tempo acentua ainda mais esta percepção de identidade do eu. Portanto, a característica física é distinta de nós porque o eu não é este invólucro que vamos trocando de período em período. Ele é adimensional.

Contudo, apesar de possuirmos desde nossa concepção um caráter definido, quero dizer, de sermos um indivíduo, recebemos estímulos de quatro agentes básicos que catalizam o nosso desabrochar e despertar, e assim, a manifestação de quem realmente somos segundo a condução de nosso caráter. Note na figura abaixo estes quatro elementos:

Roda da Vida
Cada um destes elementos do meio em que vivemos, conduz o nosso desenvolvimento se ajeitando em nosso caráter e o expandindo. Trabalham tanto no lado bom quanto no lado negativo sobre nossa pessoa, arremetendo-nos em uma determinada direção na qual temos a tendência devido nossa índole.

Sua influência sobre nossa pessoa, para ser sadia a nós próprios e a sociedade, deveria seguir a ordem de importância no sentido horário. O primeiro atua sobre nós de maneira muito positiva e vai decrescendo até o último, onde sua influência está mais para negativa. Esta ordem de valores jamais deve girar no sentido contrário, tal como hoje se força este giro.

* A Educação Espiritual sadia deve ser a base do individuo e seu sustentáculo, porque não somos apenas o que a ciência em seu ainda engatinhar percebe apenas com seus cinco parcos sentidos, quero dizer, não somos apenas um amontoado de massa biológica como apregoam. A espiritualidade, paradoxalmente nos mostra como desenvolver o lado humano, ou seja, a compaixão, a tolerância, a paciência, a integridade, a humildade e etc, ajudando-nos a compreender o sentido real da vida e que fazemos parte de um todo e de um propósito muito superior ao que a ciência pode conceber com seus experimentos tão objetivos que ignora as evidencias a bem das provas;

* A Educação Familiar deve ser o esteio do desenvolvimento do indivíduo, provendo seu porto seguro; local para se projetar mundo afora e retornar sempre que necessário para reabastecimento das energias e correção de rotas. É aqui que há a promoção entre o equilíbrio da pura racionalidade e da humanização. Todos os planos de sucesso se projetam desta célula social;

* A Instrução Secular com sua ciência e cultura deve favorecer o pensar com qualidade por desenvolver a análise crítica abalizada sobre o mundo e deste modo, ampliar nosso universo de oportunidades;

* A Sociedade é a ferramenta de seu adestramento, é o lugar que iremos praticar e aperfeiçoar tudo o que somos e aprendemos. Ela é o lugar certo para o esmero de nosso caráter ou para sua decadência. 
  
Podemos afirmar que diferimos dos animais não por nossa capacidade de sobreviver, mas sim, de pensar. Analogamente, diferimos de nossos semelhantes não pelo simples pensar, mas pela capacidade de pensar com qualidade que é fruto da sabedoria, conseguida apenas com ajuda de todos os quatro elementos da roda da vida acima e tanto no grau quanto na dose corretas de cada qual sem excetuar nenhum, é como na química onde cada elemento é combinado com outro para produzir um seguinte totalmente diferente dos originais.

Isso me faz lembrar de uma frase de Sai Baba: O céu tem por adorno a lua e as estrelas, os oceanos tem as ondas por adorno, os lagos possuem as flores por adorno, as cidades tem suas casas e edifícios por adorno, indubitavelmente o bom caráter embasado na sabedoria, é o verdadeiro ornamento do homem.

Em suma, a sabedoria só é apropriada por quem está preparado para recebê-la, pois exige disciplina e adestramento da qual a pessoa comum está desqualificada para compreende-la e se apossar dela. Esta circunstância se compara a uma pérola nas mãos de um macaco que encontrou algo de grande valor, mas não compreendeu seu significado para o contexto geral. Vai morde-la e cuspi-la por não ser comestível, e assim, esta não atende os seus anseios momentâneos de seu mundinho estreito. 

Surpreendentemente a vida para ser bem vivida não precisa possuir algum significado grandioso, oculto e esotérico como se isto fosse uma chave mágica que nos abrisse portas de mundos sutis. Portas serão abertas sim, mas dentro de nós e não fora, mas apenas se possuirmos um objetivo real de vida e caminharmos passo a passo em sua direção. A propósito, cada passo é uma pequena etapa vencida deste objetivo, assim como uma grande construção se faz gradualmente tijolo a tijolo. Então, se não puder correr, pelo menos deve seguir caminhando, porém, jamais estacionar. Saiba contudo, que mesmo o simples não é fácil, pois, ainda que andando devemos avaliar se não estamos em círculos atrás do próprio rabo, porque isso teria resultados desastrosos em nossa vida, e este 'andar' é o que sucede com muitos que pensam que estão indo para frente para apenas depois de anos, descobrirem que não saíram do lugar, se é que um dia conseguirão possuir essa percepção. Uma vida mal vivida também causa ruínas e pesares aos que convivem com estes e também ao infeliz que à ventura o fazer atravessar seu caminho.

A sabedoria é um bem imaterial adquirida somente pelo preço do desenvolvimento pessoal e é através dela que descobrimos que só conseguiremos mudar nossa parcela no mundo quando conseguirmos mudar a nós próprios, antes disto, é ilusão tentar mudar o mundo e tudo a nossa volta quando nós mesmos continuamos com as velhas manias e más disposições, porque, como exigir algo melhor quando não podemos entregar aos demais aquilo que estamos cobrando deles? Do menos, não pode vir o mais, assim, não tropeçamos em montanhas, mas nas pequenas pedras do caminho e isto significa que a verdade nunca mentirá se nossa sabedoria estiver apta a perceber todas as suas faces ocultas. Portanto, perceba uma destas importantes faces que vou salientar: Se você não se valorizou ainda, não espere que alguém o faça. Você e somente você é o responsável por tudo aquilo que se permite passar em sua vida! Então, limpe-se por dentro agora e perdoe a si mesmo e aos demais embasado na compreensão de que cada um que passou pela sua vida e aqueles que ainda estão nela neste momento, dão somente aquilo que podem dar, assim como você mesmo está dando aos outros aquilo que pode para este momento.

Entenda especialmente que seu relacionamento com cada pessoa, deve ser de acordo com a capacidade dela. Não queira que ela esteja a sua altura quanto a compreensão de fatos não explicados e assuntos da qual você entende bem. Seja educado e respeite os limites de cada um e não esqueça que você também é limitado em diversos outros assuntos e acima de tudo, que perfeição não é evolução, pois, quando atingimos a perfeição em algo, nos falta ainda evoluir naquilo. Adão era perfeito, mas em uma faceta dentre muitas, pois não havia nele o grau de evolução de Cristo, por isso ele tropeçou e caiu.

Disto, extraímos uma grande lição, a de que reprimendas, cobranças e coações trazem resultados, mas parciais e temporários, pois não o respeito, mas o medo é quem impera e este não é caminho confiável para se andar, por não haver fidelidade nele. Os verdadeiros resultados vem de onde o amor predomina, ali existe real desenvolvimento, entendimento, lealdade e dedicação, porque nem sempre o que destrói uma vida é a morte, mas também as palavras e as atitudes inconsequentes e isto evidencia uma grave doença de espírito que é de difícil cura, da qual resulta também em uma moléstia física.

Não se aflija neste caso, procure a sabedoria para que diante de uma condição imposta, você encontre a atitude certa, pois, todo problema tem ao menos uma solução, e isto vale até mesmo para o pior caso humano, a saber, a ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...