quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O Tempo, Nosso Aliado!

Possuímos um amigo ao nosso lado e ele se chama Tempo. Com ele curamos as feridas, minimizamos as perdas e aprendemos com a vida. Com o tempo aprendemos sim, mas ele também é implacável porque nos faz esquecer. Aquilo que com sacrifícios construímos o tempo derruba facilmente. Entretanto, ele não é mal, mas é sábio e sua sabedoria pode ser confundida com crueldade porque ele muito nos ensina de maneiras próprias e dentro de seu compasso, para nosso contragosto e muitas vezes desgosto.

Não conseguimos contorná-lo pela sua infinita abrangência, não conseguimos retardá-lo em seu avanço por causa de sua extraordinária força, não conseguimos antecipá-lo por causa de sua absoluta resistência, enfim, não conseguimos domá-lo e menos ainda subjugá-lo. Mas aquilo que não tem remédio, deve ter pelo menos algum tratamento... e tem... devemos saber como usá-lo! 

Assim como há a época certa do plantio para determinado fruto, também em nossa vida há a época certa de semear aquela semente que pode produzir os frutos desejados. 

No plantio, deitamos a semente e delegamos a produção para a responsabilidade do tempo. Em nossas semeaduras ao longo da vida, também deve haver um afastamento após introduzir a semente para que o tempo se encarregue do desembrulho do germe, seu desenvolvimento e maturação. Aquele que atropela o compasso do tempo, põe tudo a perder e demonstra falta de fé nas fieis leis universais. Mas quem confia na matemática de Deus, entrega ao tempo o seu labor e quando o tempo devolver os resultados sem defeitos, apenas por negligência própria poderá perder seus frutos, aliás, jamais reclame dos frutos colhidos, mas sim, daquilo que semeou. 

Por outro lado, se continuarmos achando que temos tempo suficiente para tudo, tudo também será deixado para amanhã e o amanhã poderá não existir porque não temos domínio sobre o tempo, assim sendo, o amanhã é apenas um desejo nosso onde existe uma possibilidade e não uma certeza. Desta forma, façamos hoje o que está destinado a ser feito hoje. Não deixemos escapar as oportunidades que se nos apresentam, acreditando que poderemos abraçá-las amanhã. O amanhã não existirá para nós se o tempo assim decidir. Ele é o Senhor do acaso de nossa trajetória e também de nossas vidas. Tudo bem que o céu pode ser bom, mas quantos de nós estamos preparados para adentrá-lo? Quantos de nós realmente queremos ir agora ou amanhã para lá? 

Quanto ainda temos por fazer e terminar, não é mesmo? Para tanto, devemos nos aliar ao tempo, pois, se não conseguimos dominá-lo ao menos ele nos permite usá-lo, portanto, que bem o usemos a nosso favor, e claro, para o bem dos demais. Assim, sorria mais, diga sempre 'Eu te Amo', peça mais perdão mesmo não sendo seu o erro, perdoe mais, agradeça mais a tudo e a todos, lute mais por aquilo que ama, tire os sapatos da seriedade e afrouxe a gola das obrigações, ande com os pés descalços, a camisa entreaberta e sinta a leveza da dança da verdadeira vida a que pertence. Não tenha medo de sorrir a quem passa, um sorriso seu pode em silêncio aliviar uma dor e dar um rumo diferente a uma vida. 

Pare..! Entenda.. deixe de assistir o tempo que se esvai a cada dia, a cada hora, a cada minuto, a cada segundo sem que ele jamais pare, jamais... Ora o vemos andando e ora o vemos correndo. Por isso, não se engane, não temos todo o tempo do mundo a nosso dispor como achamos que temos. As pessoas se vão e as oportunidades acabam, e então, quando percebermos nosso contexto, poderá ser muito tarde, porque esta é uma via de mão única que não possui retorno a frente, a oportunidade perdida, perdida aquela estará. Neste ponto, o tempo é implacável conosco e suas marcas serão profundas. Portanto, levante-se agora, descruze os braços e faça o que tem que ser feito, porque o agora é a única certeza que possui. O depois e o amanhã poderão ser uma quimera.

Ponha-se em pé e aja, entenda que o maior bem que você possui não é sua conta bancária, nem seus bens moveis e imóveis, isto tudo também é engano dos sentidos, pois estes podem se desfazer da noite para o dia ou serem a causa de infelicidades se mal usados. Mas o maior bem que possui é o tempo que te foi concedido graciosamente, e este está sendo desperdiçado pelo chão como água na concavidade das mãos. 

Pode parecer irônico, mas o tempo é mais concreto que sua casa de concreto, porque este está sempre presente no curso de nossas vidas e redefinindo tudo constantemente, sempre mexendo e mudando como um vislumbre daquilo que irá perder seu brilho, sua grandeza, sua influência e sua importância, deixando para trás um forte sulco indelével ao longo de nossa estrada da vida. Olhe no espelho e os veja em seu rosto, olhe para suas mãos, as marcas estão aí. Olhe ao seu redor e veja todas as coisas que ele andou mexendo... Isto é muito palpável! É tão real que assusta. 

Mas paradoxalmente como é, olhando a sua frente no tempo rumo ao horizonte, poderá enxergar o brilho do novo que está firme como a estrela da alva na madrugada, experimentará a expectativa do eterno recomeço despontando como a aurora, perceberá o sol da esperança aquecendo sua face. 

Não temos todo o tempo do mundo, não teremos nada aqui e nem do lado de lá se o deixarmos ir sem reclamarmos sua amizade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...