sábado, 14 de março de 2015

A Doença do Fracasso

Passe a observar de hoje em diante e verá que toda pessoa fracassada sofre com um sério problema que é justamente o motivo que as lançam no fracasso, a saber, as infelizes justificativas. E isto é um ciclo auto-alimentado.

Indivíduos que frequentemente se justificam, são justamente os que mais estão na condição de malsucedidos ou no mínimo estão a caminho para esse inferno. 

Estes possuem habilidades incríveis para discorrer por motivos contrários que os conduzam por suas falhas como se quisessem estar blindados ao erro. Assim, nunca estão dispostos a desenvolvem melhores habilidades e boa vontade para suas tarefas. São muito hábeis em encontrar rapidamente uma justificativa em suas extensas listas de razões e motivos externos pelo mal resultado. 

São inteligentes, porém, usam suas habilidades para se manterem indolentes. Não se deram conta ainda de que uma atitude responsável de poucas ou nenhuma palavra vale mais do que uma grande justificativa dúbia. Enfim, é certo que trabalho medíocre evidencia indivíduo medíocre, independente do cargo que este possua, a propósito, quanto maior a posição, mais medíocre será.

Assim como qualquer doença psíquica, o mau hábito das justificativas deve ser imediatamente tratado como tal que é. Quando não percebido, este problema artificioso, sutilmente e vagarosamente vai se estabelecendo. Como efeito colateral, ele levanta barreiras sérias na evolução pessoal pelo fato desta pessoa crer nas próprias mentiras e devaneios. Desta forma, para si mesma, permanecerá aquém de suas reais capacidades, enquanto isso para os demais, a manterá em participações que incorram em poucas ou nenhuma responsabilidade, da qual, esta é a maneira mais acertada de se tratar do assunto, já que a bem da verdade, esta pessoa ainda é uma criancinha apesar de adulta, porque sua imaturidade a delata. Contornar obstáculos para se conformar é coisa para rios que são fluídos e não para sólidos em que as leis naturais são outras.

Um comentário:

  1. Concordo com o seu ponto de vista.

    A desculpite crônica é o mal do milênio!!!
    O lado bom do Fracasso é que ele sempre tráz uma lição.

    Em coaching, nós trabalhamos com a seguinte equação:

    Desempenho (ou mudança) = Consciência + Responsabilidade

    Em outras palavras, se quiser evoluir, a pessoa tem que primeiro ter consciência de suas limitações, pontos fortes, situações de vida etc e tem que assumir a própria responsabilidade (habilidade de resposta) para responder e assumir à circunstância em questão.


    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...