sexta-feira, 4 de abril de 2014

Benefícios dos Sonhos Lúcidos

Percebo que quando o tema gira em torno de Sonhos Lúcidos, ainda há muitos tabus a serem vencidos. Eles tem suas origens arraigadas na cultura do indivíduo, seja ela de ordem religiosa, do conjunto de informações da pessoa, do conceito do grupo ou família da qual pertence ou qualquer outra barreira que não tem fundamento que legitime tal concepção sem ao menos o conhecimento prévio de causa. 

Assim, sem o uso de artifícios quaisquer, vou aqui incentivar a todos de questionamentos descrentes a pesquisarem o tema com menos constrangimento, e para aqueles que ainda possuem algumas dúvidas, vou procurar eliminar as objeções.

Me embasarei em informações atuais de métodos definidos e comprovados sobre os sonhos e a mente para arremeter a explicação aos benefícios dos Sonhos Lúcidos.  

Os sonhos

Apesar de ainda não se saber exatamente a finalidade dos sonhos, há algumas teorias bem abalizadas a respeito deles que podemos encontrar disponíveis para pesquisa na internet. Dando uma pitaca ao que servirá ao tema aqui, posso dizer que os sonhos são muito benéficos à nossa saúde, eles nos ajudam a descarregar nossas tensões acumuladas durante o dia e a reorganizar nossa mente que ficou com um acúmulo do dia inteiro de informações 'bagunçadas', de informações distorcidas por suas maximizações ou minimizações, bem como de informações sem alguma importância prática.

É sabido também, que o melhor período para estudarmos, é o noturno, pois, ao dormirmos nosso cérebro executa o trabalho de reter as informações do dia inteiro, especialmente as relevantes que acabaram de acontecer e com isso se dá a fixação destes conjuntos de dados, bem como a resolução de problemas que em estado de vigília não nos foi possível pela desordem que havia, dentre algumas outras circunstâncias.

Os Sonhos Lúcidos 

O uso da consciência nos sonhos, exponencia essa capacidade de nosso cérebro, pois, além dos benefícios naturais como mencionado, temos o benefício da lucides trabalhando em paralelo, pois, quando em Sonho Lúcido, podemos aumentar as 'sensações' e assim, potencializar nossa inteligência naquilo que intencionalmente quisermos ao invés de deixar a mente vagar por si mesma, já que, para nosso cérebro, nós estamos realmente vivenciado aquela ação. Note que apesar da intensidade da experiência, não nos sentiremos cansados ao acordarmos, porque não há gasto de energia, mas sim, aquisição dela acima da média normal neste estado ímpar.

Também ao praticar os Sonhos Lúcidos, você entrará em contato mais frequentemente e diretamente com o seu Eu Maior e assim, aprenderá a se conhecer melhor de modo natural, sem máscaras e sem os famigerados filtros culturais. Por incrível que pareça, é normal conhecermos um amigo ou parente melhor que nós próprios, pois costumamos julgar com dois pesos e duas medidas. A porção mais leve é sempre a nossa e a inflexibilidade toda, mandamos como um foguete para cima dos outros. Compreenda que nos sonhos lúcidos a mensagem é manifestada de uma forma completa e não apenas parcialmente como acontece em estado de vigília, pois, acordados somos muito seletivos com o que queremos ver, ouvir, sentir ou entender, e estes muitos filtros adquiridos em anos de 'aprendizado' e treino, acabam por nos conduzir a irrealidade, fragmentar a verdade ou mesmo expurgá-la. É incomum escutar o que vou dizer agora, mas quando acordados, invariavelmente vivemos em um mundo de fantasias, enquanto dormindo, deslumbramos a realidade. Porém, só percebemos isto tendo esta informação e lógico, sabendo interpretar a mensagem que nosso subconsciente envia por intermédio dos sonhos, além de outras vias que não dizem respeito a este assunto abordado.

Tudo isso se dá, porque conforme sugerem os estudos nesta área, as redes neurais envolvidas na manifestação imaginária, bem como na vivida, se confundem de tal forma que o treinamento destas áreas do cérebro através da prática mental, tal como os sonhos lúcidos ou em outra técnica qualquer, podem tornar mais fáceis os resultados na vida real como se tivéssemos vivido aquela experiência.

Já pensou em estudar enquanto dorme...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...