segunda-feira, 1 de julho de 2013

Como Turbinar Sua Inteligência

Esta técnica geralmente ensinada nos cursos de filosofia, visa a melhora considerável da inteligência de uma pessoa, partindo da premissa de resoluções de problemas e entendimento mais aguçado.

Não discorrerei aqui sobre toda a teoria, devido ela ser muito extensa, porém, abordarei os assuntos mais diretamente, condensando assim eles, mas sem denegrir o conceito principal.


Pois bem, a técnica é chamada de PMDC, a saber:
P : Percepção;
M : Memória;
D : Deslocamento;
C : Contradição.

P
A Percepção é o primeiro fator importantíssimo de desenvolvimento cognitivo. De hoje em diante, procure não apenas ver as coisas ao seu redor ou acontecimentos a sua frente, mas sim, procure perceber de maneira incisiva. Tire conclusões abalizadas do que vê, entenda o que vê, por exemplo: 
- Se todo dia quando sai para trabalhar, você passa por um terreno baldio, mas naquele dia você vê uma movimentação ali, comece a tirar suas conclusões tais como: Será que vão construir um edifício aqui? Será que será mais uma fábrica?
- Olhe para o céu e veja as nuvens, olhe para uma parede embolorada, olhe para a casca de uma árvore e veja se consegue perceber imagens de animais, coisas, pessoas e etc. Se possível, tente explicar o que está observando para uma outra pessoa ao ponto dela também ver o que você está vendo.
- Olhe para um casal e tente perceber o tipo de conversa que estão tendo.

Pratique isso diariamente quantas vezes você tiver a oportunidade para que adquira esse novo hábito, com isso, ao mesmo tempo você treina sua inteligência perceptiva da qual este será seu sexto sentido e quando treinado ele te proporcionará respostas rápidas. 

M
A Memória deve ser treinada, pois, sem memória não conseguiremos vasculhar por informações em nosso banco de dados. Todos nós em qualquer idade que seja, podemos ter uma excelente memória, o problema é que a maioria das pessoas não a usa com eficiência e então, como nosso cérebro tem o hábito de economizar energia, ele começa a desligar tudo o que não usamos com frequência e a memória é um caso típico e comum. 

Portanto, de agora em diante, quando você tiver que anotar um número de telefone ou um mapa por exemplo, não saia correndo atrás de papel e caneta. Pare! Não se afobe, procure anotar com sua memória, pelo menos por alguns minutos você deve fazer uso dela, depois você pode passar para as suas anotações o número. Consta que uma pessoa de padrão cognitivo normal, consegue memorizar números de seis dígitos sem problemas, enquanto uma considerada inteligente, alcança oito dígitos. Portanto, confie em sua impressão.

Tudo que você for fazer com sua memória, procure dispensar temporariamente as anotações instantâneas; exercite sua faculdade de retenção, assim que você começar a treiná-la, seu cérebro vai começar a acionar o interruptor de cada neurônio necessário e em pouco tempo, muitos estarão na ativa novamente trabalhando a seu favor.

D
O Deslocamento perceptivo é imprescindível para a compreensão de muitos fatos e questões. Nós ocidentais, somos condicionados desde que nascemos a observar as coisas de nós para os outros, ou seja, somos egoístas e egocêntricos. Portanto, procure constantemente se colocar no lugar da outra pessoa ou objeto e tente perceber as coisas do ponto de vista de lá. 

Procure visualizar como aquela secretária está vendo você sentado em frente dela ou como aqueles colegas te veem. Acione o lado direito de seu cérebro, seja criativo e exercite-se bastante neste ponto. 

Fazendo assim, muitas questões poderão ser resolvidas mais facilmente, pois, nem todo problema pode ser resolvido pela tentativa de compreensão de nossa visão egocêntrica. Saiba que todo egoísta é limitado!

C
A busca pela Contradição consegue aguçar nossa inteligência. Isso mesmo, procure encontrar contradições em todos os discursos, sejam eles no seu próprio ou naquele de outra pessoa. Busque contradições no que você lê, nas atitudes sua e na dos outros. 

Uma pessoa não pode dizer uma coisa agora e no instante seguinte contradizer o que havia dito, mesmo que sutilmente, pois, a ideia lançada seria colocada em cheque mate. Portanto, se policie e tente derrubar o raciocínio do outro indivíduo buscando contradições. 

Quando sua Percepção, Memória e Deslocamento estiverem bons, você poderá encontrar contradições mais sutis e paradoxos com outras situações passadas. Isso não significa que você tem o direito de arrumar encrencas gratuitas com todos, aliás, o propósito é treinar sua inteligência para uso seu e não o de ficar apontando o dedo a todo momento. 

Entenda que cada qual tem seu momento de evolução, portanto, apenas treine o seu...

Conclusão:
Tudo aqui descrito, é de grande excelência para o desenvolvimento da inteligência, contudo, recomendo um outro elemento que contribui imensamente com o PMDC e te proporcionará grandes saltos de excepcionais juízos, a saber, a formação daquilo que denomino de Rede Neural, ou seja, amplie sua inteligência por utilizar a inteligência do outro debatendo idéias com outras pessoas. Atente ao detalhe, eu disse debater idéias e não debater notícias ou pessoas!

Agora, veja se consegue resolver este desafio proposto. Clique aqui!

Um comentário:

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...