domingo, 16 de junho de 2013

O Que Você Vai Ser Quando Crescer?

Se pensa que estou me dirigindo apenas às crianças ou aos jovens com esta pergunta, errou meu caro! Me dirijo também a todos os que já atingiram o pleno amadurecimento cronológico, porém, ainda carecem de plenitude emocional e intelectual para a autorrealização e que estão plenamente apercebidos disto.

Já escutou aquela frase que todos temos uma missão aqui na Terra? Tenho certeza que sim, mas deixando o sentido religioso ou gnóstico de lado por um momento, vamos embasar nossa tal missão em algo realmente substancial, humano e palpável, livre dos fantasmas e galhofas dos deuses.


Compreenda que cada um de nós tem um caminho somente seu e portanto, se você sente que ainda não está com os pés nele, é porque está sem um norte e portanto, ainda está tateando por ele. A boa notícia é que você evoluiu e então, esta necessidade brotou em seu âmago. Esteja feliz por isso. 

Todos fazemos na vida muitas coisas bem, porém, existe uma que fazemos melhor, e esta é o nosso dom. Esta, é a que deveria nortear nosso caminho. Melhor explicando, quando descobrimos nosso talento em alguma aptidão, essa descoberta deveria ser nosso objetivo tal como um ponto brilhante distante na escuridão. Ela é a luz do olho da mente para caminharmos rumo ao objetivo. Desta forma, assim como uma bússola indica sempre para o norte, nosso objetivo indica sempre nossa missão e portanto, em qual sentido devemos caminhar para assim lá chegarmos sem perder a direção e por conseguinte, o nosso caminho que se faz sem estrada.

Compreenderam o que estou querendo dizer? Nosso caminho é como as correntes oceânicas, uma vez nelas, seremos conduzidos ao objetivo sem nos cansarmos, vamos impelidos naturalmente ao sabor de forças impulsionantes. Já no oposto, quando estamos em um caminho que não nos pertence, o caminhar demanda muita energia, é cansativo, e os únicos finais felizes disto, são os fins de semana livres que temos.

Uma vez descoberta sua aptidão, ela deve ser inserida e administrada dentro do contexto de um projeto de vida. Saiba que um projeto de vida é o pilar principal de sua edificação e portanto, todo e qualquer outro projeto que tenha, estará sempre subordinado a este. Quando o contrário se dá, as coisas em nossa vida não dão muito certo porque não raro abandonamos eles pela metade por causa da enorme energia que nos é sugada, pois, sem percebermos, nosso subconsciente manifesta sua insatisfação e isso faz com que andemos com o freio de mão sempre puxado. Tudo nos é difícil e sempre se arrasta.

Um projeto de vida bem definido, pode ser a experiência mais profunda que um ser humano possa ter porque este assume um caráter metafísico e portanto, filosófico. Assim, quem apenas estabelece uma meta em sua vida nos moldes daquelas revistinhas astrológicas, pode não chegar lá, porque esta meta é apenas operacional, quando não, apenas um sonho tão inútil quanto aquelas revistas. Considere que todo operacional tem alcance curto, mas quem estabelece uma meta estratégica, também estará considerando intrinsecamente metas táticas e operacionais. 

Saiba que as estratégias possuem longo alcance, as táticas possuem médio alcance e as operações possuem curto alcance. Esta tríade é essencial, quando uma operação falha, a tática que está acima dela, consegue mudar rapidamente o plano para que a estratégia continue fluindo. É como em um jogo de futebol, quando um jogador que é operacional não está tendo resultados satisfatórios ou que já tenha cumprido seu objetivo, o técnico que é o tático, muda a operação para que a estratégia da diretoria seja cumprida.

Assim, com um objetivo claro a nossa frente, não iremos caminhar aleatoriamente causando um descompasso em nossa vida. A vida é como uma orquestra, uma vez colocada em movimento, ela deve ser harmônica por possuir uma unidade interna, de mesma forma, nos foi outorgado um tempo de existência e devemos como um maestro, gestioná-la de maneira íntima, sem intervenções externas e cadenciada.

Um projeto de vida, sem falha alguma nos torna uma pessoa mais feliz e equilibrada porque qualifica nossa vida. Uma vida sem qualidade faz do indivíduo um ser carente e sempre dependente de alguma coisa que não existe para fazê-lo feliz, portanto, nunca encontrará a felicidade no mundo aonde procura, porque o mundo não pode entregar algo que não possui. O que o mundo possui são miragens criadas por luzes coloridas e risos chorosos. Em contra partida, quando encontrada a felicidade, o mundo também não consegue demovê-la de nós, pois não a reconhece como que despercebendo-a. Este é seu ponto cego e nossa vantagem! Assim, não podemos estar eternamente procurando a felicidade em lugares que não nos pertencem porque seremos repelidos pelo nosso próprio contra fluxo energético. Porém, uma vez encontrado nosso caminho, a felicidade nos perseguirá porque não estamos apenas caminhando certo, mas agora sabemos como e porque caminhar, entramos em ressonância com o universo, o nosso universo interior. 

A estratégia irá nos garantir as condições e as ações certas tal qual numa nau viking, em que navegaremos firmes ao som do tambor que cadencia nossos movimentos com o todo rumo ao objetivo traçado. Nunca devemos ser impacientes, pois assim como um tempo nos foi concedido, assim também, devemos entender disciplinadamente que um tempo deve ser concedido para que nossos objetivos estratégicos sejam tecidos e estruturados até sua posse em algum lugar e em algum tempo propositado. Quando buscamos algo com objetivo, este desejo, tijolo por tijolo vai sendo enredado em algum lugar no futuro e quanto mais disciplinados nos mantermos à estratégia inicial, mais nos orientamos para que estejamos no caminho deste exato futuro quando ele passar por nós. Entenda portanto, que a disciplina é a materialidade de um projeto de vida.

Trace seu projeto de vida, se prepare adequadamente e sem medo diga: 'Que venha o futuro...!'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...