domingo, 26 de maio de 2013

País do Futuro ou Futuro do País?

Há algumas décadas atrás, comprar qualquer produto chinês era dar um tiro no próprio pé devido a baixa qualidade que estes possuíam, a bem da verdade, não valiam nem o barato que custavam (este cenário mudou). Naquela época, a técnica utilizada era desmontar e copiar um bom produto, porém, sem entender exatamente os princípios envolvidos e então, o reproduziam. Em um dado momento o governo chinês acordou e percebeu o potencial que o país tinha em recursos humanos. A partir daí, investiu-se pesado na educação e assim, hoje a China produz muito, entretanto não estou me referindo aos itens de consumo, refiro-me tão somente a mão-de-obra altamente especializada, a saber, aproximadamente 400 mil engenheiros por ano de todas as modalidades de atuação. Acha muito? Mas não é! A Índia, aquele país estranho para muitos de nós com suas miríades de deuses e milhões de babas exóticos, produzem 280 mil, a Coréia põe no mercado 80 mil engenheiros por ano em um território menor que 100.000 Km2, já o Brasil consegue colocar no mercado apenas pouco mais de 30 mil engenheiros, sendo que apenas as nossas montadoras de automóveis e produtoras de petróleo e derivados necessitam juntas de 34 mil.


Este nosso cenário é oriundo de décadas de estagnação do país, entretanto, hoje já não temos mais aquele quadro, contudo, estamos presenciando uma continuidade persistente nos números pela imbecilização que o país está passando ocasionado pelo governo. Este, para responder às outras nações que o Brasil é um país que reduziu seu índice de analfabetismo, partiu para o caminho mais rápido e fácil, ou seja, o governo diz aos jovens: “Não precisam estudar tanto, fiquem tranquilos, podem ir pular seu carnaval ou festejar o campeonato de seu time porque eu lhes darei o diploma - de burros suficientes - no final. 

Porém, muitos adquirindo aptidão e forças para avançar contra o fluxo desta involução humana devido ao acúmulo de mestres e heróis tão imbecis quanto, conseguem abrir uma clareira nesta floresta densamente povoada por selvagens modernos e assim, traçam um futuro diferente para si. Este planejamento difere de um sonho, pois este último se mantém sempre no futuro porque no agora, ele está ocupado demais com o ócio. Já, o primeiro opera um conjunto de medidas planejadas que se realiza continuamente na caminhada deste momento que se desloca velozmente rumo aquele objetivo fixado em um ponto num tempo qualquer a frente que na verdade ainda não existe, pois, terá que ser criado gradualmente com esforços e persistência. Sim, é isso mesmo, não existe futuro simplesmente porque o futuro não existe, ele é apenas uma concepção da mente racional da qual tencionamos ser parte dele, portanto, não existe uma chegada, o que existe é só o caminho, a viagem, o aqui, este momento. Assim, estes conseguem perceber que a felicidade está na jornada e não no destino, é desta verdade que retiram sua energia motriz. 

Isso se assemelha a estarmos em um trem em rápido movimento. O trem equivale ao tempo que se desloca rumo ao infinito e carrega a todos com ele, mas ninguém percebe isso pela falsa sensação que temos devido estarmos encapsulados. Assim, os modernos macacos darwinianos permanecem ocupados curtindo seu lazer presenteado e crendo piamente que aquele diploma que caiu do céu, será o suficiente, não importando se vão na classe econômica. Já, aqueles outros, apesar de saberem que todos chegarão juntos ao mesmo agora lá na frente, se levantam e avançam rumo as partes mais dianteira do comboio, pois sabem que apesar da viagem ser idêntica, os vagões da vanguarda são os melhores até seremos obrigados a descer em nossa estação final.  

Assim, se antigamente a maioria não planejava adequadamente o futuro por falta de recursos, hoje opostamente, apesar de todos os recursos e facilidades, não existe aptidão, pois do céu só cai água e merda de passarinho e é justamente isso que valem aqueles diplomas gratuitos... 

O futuro entregará para este país e a todos os neandertais, especialmente aos seus dirigentes exatamente o que foi idealizado por eles e aceito por todos por osmose. A reversão deste cenário é tão difícil quanto reverter o avanço de um petroleiro plenamente carregado. Como ser um país do futuro nestas condições? O futuro ideal não existe e blablabla nada irá garantir, porque ele será simplesmente a realidade dos movimentos de hoje. Portanto, o futuro deve ser desvinculado do todo incapaz e conduzido individualmente tal como uma flecha na mão de um arqueiro destro. O jovem que conseguir ter essa visão e aproveitar hoje a oportunidade que há, conseguirá se desviar da arapuca que nossos governantes armaram e assim, apesar de não conseguirem resolver os problemas da corrupção desta terra por serem extremamente a minoria, conseguirão cuidar de suas vidas dignamente independente do quadro deste país de leis imbecis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...