segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Uma Ponte para uma Estrada


Você já precisou ir para algum lugar sem conhecer o caminho? A sensação é de ansiedade, ficamos preocupados, andamos abaixo da velocidade que normalmente costumamos andar por caminhos conhecidos, queremos ler todas as placas que aparecem para nos certificar da rota e muitos outros meios mais usamos para chegar ao destino. Teríamos que ser doidos para nos conduzir a revelia. Contudo, por mais complexo que seja o caminho, passado a ansiedade da primeira viagem, sentimos cada vez mais segurança ao percorrermos a mesma rota em outras oportunidades.


Pois bem, nossa vida é assim, uma estrada... Só há uma diferença com estas outras estradas naturais, a saber, nesta nossa estrada a viagem é só de ida. Assim, a cada lugar que passamos, só estaremos lá naquela devida oportunidade e nunca mais. A cada parada oportuna que por ventura deixarmos para trás, não teremos um retorno a frente. Podemos entender isto por meio daquele verdadeiro ditado que diz que a pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida e o tempo passado não voltarão atrás.

Para alguns, pelo motivo de conceitos modernos, suas estradas os levarão a lugar nenhum, apenas aceleram e vão como doidos, ao sabor que lhes bem agradarem, pois sabem, e com boas razões, que no fim se lançarão no abismo do nada absoluto, que fim triste! Já outros, conseguiram encontrar a certeza de que no fim de suas estradas, haverá uma ponte para encaminhá-los ao outro lado deste grande abismo, pois trabalham na função requerida e assim, conseguem fazer depósitos durante a vida para que essa ponte esteja lá quando ali chegarem. Ainda outros, egoisticamente ou em descaso não depositam nada achando que uma providência, aliás, nada justa será tomada para essa tal ponte.

Contudo, a estrada de cada qual são de diferentes extensões, umas são longas enquanto outras são curtas, assim nenhuma tem a mesma extensão, inclusive o revestimento pode não ser de mesma rugosidade, enquanto um indivíduo trabalha muito para pavimentar sua estrada com uma granulagem que provoque pouca aspereza para sua caminhada, outros pelo oposto, caminham sobre as pedras da estrada bruta. Estas últimas, se chegarem ao fim dela nestas condições, nenhuma ponte poderá ser encontrada ali, pois essa ponte é de material nobre, construída sem mãos e sem nossa presença, então, ela só irá assentar-se em uma estrutura adequada e coerente com as normas vigentes, até porque, a política de lá em nada se assemelha com a política de cá, em outras palavras, não tem como aplicar aquele jeitinho.

A propósito, a moeda vigente de lá não é a mesma que usamos cá. Estas daqui só nos é boa aqui, lá não serve em nada porque das riquezas materiais de cá, lá há em abundância como as areias que pisamos aqui. Não é por menos que as estruturas de lá são feitas todas elas destes materiais nobres. Então o que poderia ser usado como moeda em uma terra que mana leite, mel e materiais de rara qualidade? Bem, se é assim as coisas lá, no reino mineral é certo que nada exista de raro e real valor para ser utilizado como moeda. Sendo desta forma, a única moeda de valor que pode ser usada como meio de vida é a rara qualidade dos frutos, mas dos frutos do Espírito Santo, que não nos são inerentes na quantidade adequada e por isso devem ser duramente trabalhados e peneirados para serem conseguidos. Infelizmente, tal como há muitos que tem medo do trabalho e por isso não ganham o suficiente para sua dignidade, assim também, este outro tipo de trabalho exige objetividade e compromisso, por isso afasta muitos e com isso não conseguem realizar o digno depósito para que a ponte seja edificada sobre seu abismo. Sim, esta é a moeda que devemos as duras penas buscar, pois, esta moeda não é cambiável com as que aqui utilizamos, porém, devem ser conseguidas sem preço, apenas por ações adequadas de atos e pensamentos.

Também há uma consideração a ser feita com respeito a esse trabalho por causa de uma informação ruim e uma boa. A notícia ruim é que cada um é totalmente responsável pelos cuidados de sua estrada e de sua ponte e a notícia boa é que esse trabalho é muito bem pago quando encerrado, pois o Rei do reino de lá é mão aberta para os bons trabalhadores, aliás, todos lá são bons trabalhadores e com competências de bons gestores, gestores de vidas... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...