segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mesmo Jugo

Já imaginaram uma carruagem sendo puxada por dois animais de portes desiguais? O mais fraco ficará sem dúvidas exausto pela frenética do mais forte enquanto este último se tornará impaciente a princípio pela lentura do outro e então também se cansará por ter que fazer todo trabalho sozinho.

Quando dois seres desiguais estão atados pelo mesmo jugo, um pode querer ir em um sentido e o outro indivíduo por diferente caminho ou mesmo em velocidade distinta. E isto é natural que assim ocorra.


Um não está errado assim como o outro também não está. Ambos estão adequados segundo suas capacidades. O erro não se encontra nos indivíduos e sim na condição de estarem atados pelo mesmo jugo.

Nesta situação, não podemos perder a percepção de que cada qual é um indivíduo distinto do outro. Assim sendo, o mais forte deve auxiliar o mais fraco e o mais fraco ao mais forte por três motivos:

> Se assim não fizerem, ambos irão se cansar e não completarão o percurso todo.
> Todos têm seus dons e desta forma, o mais fraco será forte em outra característica importante para caminhada.
> Ambos se completam.

Se um ficar seduzido pelo seu caminho e atento apenas ao seu avanço, começará a perder o foco de que a marcha deve obedecer ao compasso do conjunto. Isto quer dizer que ambos devem evoluir juntos. Com o tempo o mais fraco ganhará em força enquanto o mais forte em auto-domínio, até que a situação fique mais equilibrada. Então, ambos desenvolverão novas habilidades que sozinhos não teriam.

Lamentável porém, é que a grande maioria não tem uma evolução espiritual suficiente para tal atitude sublime. Por estarem estagnados no processo evolutivo ou mesmo sofrendo uma involução da qual é uma consequência natural dos dias de hoje, ao sinal do menor problema, jogam tudo para cima e saem em busca de uma nova carga que não lhes acarrete responsabilidades. É a lei do menor esforço...

No mais, a evolução ou a involução chama a todos. Alguns sentam na beira do caminho e ficam, outros poucos avançam vigorosamente e os demais voltam em busca de atalhos que não passam de miragens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...