sábado, 9 de junho de 2012

Robin Hood as Avessas



Como todos sabemos, no conto deste super-herói da idade média, ele lutava contra a oligarquia da época em prol dos pobres. Como as pessoas eram despojadas de seus suados ganhos pela classe dominante, ele lutava para devolver ao seu dono aquilo que lhe era devido.

Porém, este conto é a realidade que sempre acompanhou a humanidade independente de sua cultura no que diz respeito à exploração do pobre pelo rico. Mas nesta realidade existe outra realidade escondida que se não meditarmos no assunto, ela passa despercebida. Portanto, perceba o seguinte fato: 


O rico é inteiramente depende do pobre. Ele nada faz, nada pode e nada ganha se não houver a participação da classe pobre. Em contrapartida, o pobre não depende do rico. Se estes quebrarem ou o demitirem, aquele, pouco será afetado. É o velho dito popular que diz que quanto mais alto estiver, maior será o tombo.

O pobre é quem mantém a sociedade ativa, é ele quem na verdade produz e põe a economia para andar. O rico nada produz, na melhor hipótese, ele apenas fornece as ferramentas para o pobre produzir. Contudo, ele vive da especulação financeira e dos empréstimos a altas taxas. Vive do subjetivo e do virtual. Colhe onde não plantou, recebe juros sem ter depositado, tem salário sem ter trabalhado. Em muitos casos, come abastadamente uma comida maldita, pois foi comprada com o dinheiro do suor do outro.

O Robin Hood moderno é as avessas do antigo... Ou ele está saqueando os pobres e dando aos ricos e especuladores ou resolveu ir cuidar da vida com suas pomposas comissões que arrecadou pelos seus muitos préstimos e agora quem sabe, também faz parte desta oligarquia corrupta denominada enganosamente de ‘Democracia’.

Pois é seu Robin Hood, quem te viu e quem te vê...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...