sexta-feira, 9 de março de 2012

Julgamento Alheio

Você já reparou que quando sua esposa ficou grávida, pareceu que todas as mulheres resolveram engravidar também? Antes você quase não via grávidas, agora entretanto, em todo lugar que olha, lá está uma.
Tem aquela situação que você comprou aquele carro azul marinho e pensou que seria um dos poucos a possuir um e de repente, começou a aparecer aos montes carros iguais ao seu.
Você resolveu casar e quando vai para os preparativos, repara que todos resolveram se casar na mesma data. Haja paciência e jogo de cintura para tudo se resolver bem.
E são tantos exemplos, que cada um tem no mínimo uma boa história para contar. Contudo, se as coisas ficassem nisso, seria apenas engraçado as situações. Entretanto, há o lado negro da força.
Pensemos bem, nós só enxergamos aquilo que temos. Por exemplo, se somos pessoas sem malícia, julgamos que todos também não a possua. Se formos uma pessoa cheia de manhas, estaremos sempre despertos, pois, todos podem nos passar para trás. Nós só transmitimos alegrias se a possuirmos. Só demonstramos amor se o possuirmos. Seremos reservados se possuirmos timidez e etc.
Se julgarmos severamente os outros por uma atitude que discordamos, isso pode revelar verdades do nosso caráter. Antes de apontarmos um defeito de outra pessoa, devemos enumerar pelo menos três defeitos nosso ou enumerar pelo menos três virtudes e então sim, avaliar se vale a pena criticá-la. Porém, leve em conta que a critica não nos faz crescer em hipótese alguma. Pior se ela for feita na intensão de afronta, porque estaremos nos rebaixando e demonstrando pela leviandade, nossa vulnerabilidade de espírito. Isso pode ser perigoso para a pessoa, pois, se uma pessoa analítica e manipuladora presencia o ato, poderemos ser manejados facilmente, pois, uma vez que revelamos nosso ponto fraco, um manipulador pode facilmente nos colocar ganchos na mandíbula e nos arrastar para onde quiser. 
Portanto, não é com critica que nossa alma irá se engrandecer. Quem quiser louvores, pegue o caminho oposto, reconheça e elogie aquilo que é nobre e belo no caráter da outra pessoa. Nós somos aquilo que vemos e reconhecemos, portanto, vejamos apenas o que é belo e bom, pois, até mesmo quem não possui esses atributos, pelo uso, acaba polindo seu caráter. Isso não significa involuirmos à ingenuidade, procure o equilíbrio entre as duas forças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...