quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Qual a Culpa de Deus pela Falência Humana?

Bem, é fato que não podemos julgar a Deus pelos maus caminhos que este mundo tomou, até porque, aqueles que definem o destino da humanidade, nada possuem de deveres e compromissos para com Deus e nem os desejam possuir. É notório que Jesus já havia prevenido que tal joio iria se desenvolver junto ao trigo que Deus semeara, e diga-se de passagem, Ele não avisou que haveria tanto joio neste mundo...! Ademais, há inúmeras outras profecias neste respeito para este período penoso em que vivemos, onde impera a lei do macaco, já que pela teoria darwiniana, nossas finadas avós antigamente eram todas macacas.

Ainda assim, muitos podem alegar que Deus em seu infinito poder e bondade, poderia se assim desejasse, acabar com a maldade e pronto, fácil assim! Porém, não lhes passa pela mente racional, mas embotada, que, assim Ele está fazendo neste exato momento, porém, dentro de Sua também infinita sabedoria e providência.

Em consonância com isso, Jesus, o próprio Deus Criador, veio até nós para oferecer a cada um gratuitamente o pagamento pelo resgate de nossas culpas e burrices que carregamos. Ademais, nesta questão, o livre arbítrio demonstra sua verdadeira importância na aceitação ou não desta oferta, e portanto, é respeitada. Consonante à este princípio, o descompromisso com a vida, demonstra sua face mais feia, pois leva cada qual a criar seus medos e preconceitos, e, como servos obedientes destes, se curvam diante deles sem se darem conta da invisibilidade de seu maior inimigo, a saber, a ignorância que permeia todo o seu ser, da qual, é a originadora de todos os males sociais e particulares. 

Este embotamento da inteligência espiritual, o explico por parafrasear John Adams, segundo presidente norte americano: "a Bíblia contém a filosofia mais profunda, a moral mais perfeita e a diretriz mais refinada já concebidas na Terra". Por tal motivo, a mente superficial da grande maioria, não consegue perfurar a materialidade que as cercam para adentrarem em um mundo tão e mais real de que este que é visível aos nossos olhos e percebido pelas nossas mãos. Como porcos, pisam as pérolas sob seus pés sem se darem conta da riqueza ao alcance, pois, contradizendo eles, diz Antoine de Saint-Exupéry em seu famoso livro O Pequeno Príncipe: "O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração."

Bem disse Jesus, quando nos alertou sobre a entropia de nossa natureza única e estreita por demais: 

- "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mt 6,21). 
- "Nenhum servo pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro, ou há de unir-se a um e desprezar ao outro." (Lc 16,13).

Ainda continuando:
- "A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Já compram tudo pronto nas lojas." (Antoine de Saint-Exupéry).

De maneira que é o livre arbítrio da qual separa um grupo de outro e não é Deus quem faz a revelia tal separação, Ele apenas executa a triagem com base na posição que a decisão de cada qual tomou. Até porque, o resgate é uma graça, e quem não o quer, permanecerá cativo, bem como, irá para casa aquele que desejar. Assim se distingue entre um e outro. É a própria pessoa quem determina o grupo a qual pertence, a saber, trigo ou joio, direita ou esquerda, ovelha ou bode, terra fértil ou árida. Como diz o ditado derivado das sábias Palavras Divinas: "Você escolhe o que vai plantar, mas colherá o que semeou":
- "Quem semeia vento colhe tempestade; quem semeia o mal recebe maldade e perde todo o poder que possuía." (Pr 22,8).
- "O que foi semeado em boa terra, é quem ouve a palavra e a entende, e verdadeiramente dá fruto, produzindo a cem, a sessenta e a trinta por um." (Mt 13,23).

Apesar da má semeadura que está em andamento pelo iníquo, me admiro com a imensa sabedoria de Deus, pois, Ele consegue extrair o bem aonde o mal se faz presente. Citarei um exemplo como máscara ou modelo que cada um saberá por si extrair um de suas experiências:
- Quando alguém sofre uma rasteira de outra pessoa, aquele que causou o mal, evidenciou seu caráter e tomou sua posição. Aquele que caiu, tem a oportunidade de conhecer a salvação de Deus, já que Ele se manifesta nos dias maus para nós os comuns. Aquele outro que presenciou a situação, tem a oportunidade de confirmar sua posição (para o bem ou para o mal) ou de se redimir de suas maldades por ser porta-voz de Deus e estender a mão ao caído. Deste modo, o orgulho ou a humildade são confirmados e as pessoas separadas em suas respectivas classes.

Também, em minha vivência, percebi que a conta exigindo o pagamento pelos erros sempre chega quando a pessoa se dá conta de seus erros e se arrepende deles, porque, enquanto ela estiver consumindo o erro na espelunca do diabo, seu copo será sempre enchido, porém, a conta vai sendo acumulada até você dizer a si mesmo: "Basta! Quero ir para casa". Assim, há muita gente que morreu e nunca presumiu sua conta. Contudo, entendi que é melhor aceitar que Jesus pague a conta aqui mesmo dentro de seus termos, do que cada um acertá-la lá com o próprio dono da espelunca, pois ela é impagável e não possuímos os méritos necessários para isso.

Desta forma, muitos para fugirem covardemente da dura realidade imposta pela vida ou para não mudarem seus procederes, enganam-se conscientemente com o álcool, com as drogas, com a vida desregrada, com o excesso de trabalho, com os excessos de entretenimentos e por aí vai. Como dizia minha finada avó: "Uma carroça vazia faz muito barulho".

Já outros, preferem fazer uso da droga lícita da espiritualidade. Se enfiam em uma doutrina qualquer cozida à la carte, e dançam conforme a música que a orquestra toca, ainda que ela seja desafinada, a musica de mal gosto, faltem instrumentos e o maestro seja ruim. Se inebriam com tudo aquilo que é colocado à sua frente sem fazerem caso da procedência e validade dos itens ingeridos, já que estão se deliciando com seu pedido nescio. Mas uma coisa é certa: O feio é feio e o belo é belo. Quem gosta do feio é porque tem mal gosto.

Assim, nestes restaurantes self-service espirituais, não são servidas a verdadeira comida e nem a verdadeira bebida. Ingerem água suja adocicada e comem bananas como se fosse um banquete, e pagam caro por tal serviço acreditando por escutarem inúmeras vezes, que aquela pâtisserie espiritual é de estilo gourmet. Não lhes passam pela mente cauterizada que uma coroa não faz um rei, mas o verdadeiro Rei, é Rei não pela coroa, mas pela majestade que possui, aquele tal sangue azul que ninguém mais conhece.

Por sermos a pior geração de "cristãos" dos últimos dois mil anos, vejo que quase todos desconhecem o verdadeiro evangelho em seu grau superlativo, ao ponto de que, quando se deparam com ele, o recusam furiosamente, pois, os seus desejos e práticas estão tão acomodados em um evangelho corrompido, que não conseguem divisar a identidade do verdadeiro quando se lhes apresentam. A exemplo disso, temos os Judeus do primeiro século que não reconheceram o tão esperado Messias bem debaixo de seus narizes, porque seus ideais de um Messias pendiam para outro caminho. Igualmente, as gerações anteriores desprezaram os Profetas enviados à eles; abriram mão de suas jóias para fechá-las com bijuterias reluzentes. De mesmo modo hoje, a massa 'cristã' foi dobrada para idolatrar milhares de avatares do verdadeiro Jesus dos evangelhos, moldados estes, não em barro, pedra, madeira ou ferro, mas abstratamente pelas suas inventividades, conforme suas necessidades, segundo seus próprios interesses. Todos se encontram indignos! 

Me pergunto sempre, como explicar o doce para quem nunca o provou? Preferem as belas pastagens e as paragens pintadas a mão das muitas estradas largas que eles mesmos abriram, acreditando farisaicamente que a água doce suja que bebem e as bananas que comem são a verdadeira bebida e a verdadeira comida, quando na verdade, a Carne com seu Sangue se encontram em apenas um lugar da qual não digo aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...