quinta-feira, 3 de julho de 2014

Você Possui Sonhos ou Tem Objetivos?

Devemos compreender bem a diferença entre possuir um sonho e ter um objetivo, pois isto é imprescindível a todos aqueles que se preocupam com seu futuro. Neste ponto, percebo que existe um claro equívoco entre muitos por verem ambos os termos como transmutáveis entre si. Até tenho comigo que o conceito que mais desvirtua pessoas é aquele que se encontra no livro 'O Segredo', onde é lançada a ideia de que não há necessidade alguma de trabalho, estudos, treinamentos, contatos estratégicos e demais condições essenciais para a construção da vida. Basta no conceito de Rhonda Byrne, você ficar sonhando com uma bela casa e um belo carro para consegui-los.

Quanta tolice para quem compra essa ideia em apoio à sua inerte cobiça, até porque, para ela própria conseguir estas mesmas coisas, teve que trabalhar arduamente para produzir o documentário que daria origem ao seu livro. Portanto, tudo daquilo que ela possui, não conseguiu sonhando inerte tal como ela vende suas ideias aos negligentes de suas vidas. Quem dera conseguirmos tudo o que queremos, estando em uma rede balançando preguiçosamente e sonhando.

Por outro lado, posso dizer que o sonho é a mãe dos intentos, pois é através dele que germina o desejo de se ter um propósito na vida. Isto se dá porque os sonhos ativam os olhos da mente que nos permitem hoje, a visão e as sensações de nosso amanhã. São eles que nos fazem sentir as emoções que ainda não vieram mas estão por vir. É como um antegosto de um belo almoço. Assim os sonhos são o princípio daquilo que queremos 'em' nossa vida no caso daqueles que ainda não possuem e 'de' nossa vida para aqueles que já possuem. 

Sonhos sem objetivos não passam de devaneios, pois o embrião não existe para se desenvolver e quando os sonhos acabam por não possuírem vida, nada mais restará... Não frutificou por ser estéril; o único legado deixado foi a perda de tempo. Neste caso, alguns partem para uma adoção, ou seja, adotam tanto os sonhos quanto os objetivos de outro como se fossem os seus próprios. Isto seria um verdadeiro caso de amor se fosse a adoção de um ser humano ou um pet, mas em se tratando de propósito de vida, estaremos colaborando gratuitamente para a realização dos sonhos alheios que não são os nossos. Seremos como um escravo, existindo quase que inutilmente para nós mesmos e a favor dos outros.

Todos os sonhos que possuem objetivos permanecem vivos e são reais. De outro modo, enquanto os sonhos não possuírem o embrião de um objetivo, também não possuirão os meios necessários à longevidade, porque não passam de um produto da imaginação.

Assim, alguns começam a transportar seus sonhos para a realidade bem cedo enquanto outros tardiamente. Contudo, cada qual destes tem seu momento para despertar enquanto o restante, infelizmente serão eternamente ferramentas inúteis a si mesmos. É surpreendente como a pressa cada vez maior de nosso mundo tecnológico consegue produzir na mesma proporção pessoas inertes, desarrazoadas e completamente absorvidas pela virtualidade fútil destes mesmos sistemas tecnológicos. Deixam a vida escapar-lhes por entre os dedos por falta de objetivos em seus sonhos. A vida não é virtual, mas sim, palpável e construída com muito esforço, coragem, ânimo, determinação e principalmente o pé firme no chão.

Todavia, sonhar é preciso e precisamos sonhar muito, pois, em meio a tantos sonhos aparentemente inócuos, talvez haja um que desperte o nosso ser, e aí, este vingará verdadeiramente em nosso objetivo. Entendamos esta nova forma de sonhar... Esta é abismalmente diferente daquela inócua já mencionada, porque esta é supervisionada pelo propósito de se encontrar um objetivo de vida. E um verdadeiro objetivo de vida significa que nunca será uma miragem de nosso cego ego, porque, porquanto exercê-lo nunca se tornará um peso à nós, mas sim um prazer além de um grande benefício aos demais. Quando encontrado, descobre-se a resposta que muitos milenarmente buscam para a pergunta que nunca se cala: Qual o objetivo de minha vida? E eu respondo: 'Fazer a diferença!'

Opostamente, uma pessoa que estabelece objetivos sem sonhos, é como se seus objetivos fossem filhos de chocadeira, pois perdem a identidade e por si mesmos estão fadados ao auto aniquilamento antes que deem a luz algo bom por não possuírem nem procedência, nem conteúdo e nem história. Tudo o que possui conteúdo se mantém em pé. Já, um saco vazio em pé na marra se dobra diante do menor vento da adversidade, desaparece diante de uma repentina tempestade e o tempo falta. 

Os Objetivos e as Metas

Diz um tolo ditado popular que 'Sonhar não paga', mas também sabemos que não leva e assim, é inócuo, pois nenhum efeito causa sem um claro objetivo. Neste aspecto, articular os sonhos é caminhar rumo ao propósito estabelecido, porém, não como uma flecha que caminha cegamente apenas em uma reta pré-estabelecida, mas como um moderno míssil que atualiza constantemente sua rota para não perder de vista seu alvo que é móvel e até mesmo recua se necessário for para atingi-lo. Esta atualização de rota é importantíssima, pois ela deve considerar também o nosso desempenho além de planejamentos estratégicos adicionais de ataque e defesa. 

Estes planejamentos adicionais estão relacionados as metas que devemos estabelecer durante o percurso. Quanto mais distantes estão nossos objetivos, mais metas devemos estabelecer, ou seja, subdividimos nosso objetivo maior em vários objetivos menores que possam nos conduzir ao propósito final. Isto se assemelha a uma escada que entre o chão e o teto, possui tantos degraus quantos forem necessários para nos conduzir ao topo com segurança. 

Entretanto, os nossos objetivos devem ser estabelecidos com muita sobriedade e visão perspicaz não apenas dos fatores externos como comumente acontece, mas também internos nosso. Melhor colocando o assunto, as pessoas estão tão centradas em si mesmas que tomam os seus limites como os limites de suas reais possibilidades. Contudo, uma análise precoce dos fatos geralmente é irreal, pois será apenas durante a caminhada que os obstáculos serão superados satisfatoriamente até mesmo com ajuda daquilo que nos falta, seja no âmbito material ou de capacidade. Obstáculos nunca são superados por completo ou antevistos estando nós sentados numa mesa querendo planejar os detalhes. 

Um tipico exemplo do que quero esclarecer foi o de Conrad Hilton, fundador da famosa rede de hotéis 'Hilton'. Ele possuía menos de U$ 50.000,00 no bolso, entretanto, o projeto de seu primeiro hotel que inicialmente ele estimava em U$ 500.000,00, acabou por ficar em U$ 1.000.000,00. Entretanto, ele assumiu a empreitada e começou a construção. Durante as obras, investidores foram sendo desenvolvidos. Saiba entretanto, que Hilton não meteu os pés pelas mãos, pois, além dele conhecer muitas pessoas de bom poder aquisitivo, ele possuía a boa reputação de cumprir com suas promessas, e assim, ele embasou com confiança a possibilidade de seu objetivo ser atingido justamente nestas duas condições.  

Os Obstáculos aos nossos Objetivos

Já percebeu que pessoas que trabalham sentadas o dia inteiro, são as que mais relutam quando uma atividade pede que se movimentem? Pois é, de mesma forma, aqueles que não possuem verdadeira motivação são os que menos tempo possuem, enquanto aqueles que tem vigor físico e moral são os que compram o tempo necessário de atividades improdutivas ou pelo menos de atividades menos produtivas. Assim, o maior obstáculos aos nossos objetivos além daqueles naturalmente externos, pode ser nós mesmos, e este é o pior obstáculo que pode cair sobre nossas cabeças. Este é o câncer de qualquer objetivo.

Um belo exemplo disto foi o de Martin Luther King Jr., que teve um sonho tão grandioso e tão difícil em mesma proporção, mas que não envolvia apenas ele, e sim, foi envolvido uma nação inteira. Seu sonho de tão grande e difícil ultrapassou sua vida natural e até hoje ainda está em curso derrubando fortes barreiras rumo ao cumprimento. Assim, quando planejamos uma empreitada, devemos ter em mente dois elementos que irão contribuir imensamente para nos conduzir ao resultado: 

      1- Esqueça qualquer resposta que não seja a da seguinte pergunta: Que motivos tenho para fazer isto?
      2-  A distância que separa o sucesso do fracasso é tão grande que há espaço suficiente entre eles para muitos erros e situações desfavoráveis pelo caminho.

Assim, não haverá resultados sem esforços e ousadia como Rhonda Byrne ingenuamente(?) gostaria que acontecesse. Toda sombra apenas existe por causa da luz, portanto, se você estiver coberto pela escuridão, lembre-se que a luz está logo ali atrás e então continue apenas andando para frente focado no objetivo a frente para assim ultrapassar o obstáculo e ver novamente a luz que clareia o caminho. 

Dos Obstáculos aos Objetivos

Todos alegam em alto e bom som, possuírem o louvado livre-arbítrio. Infeliz e trágico engano. Afirmo que apesar dele estar disponível a nós seres pensantes e inteligentes, a maioria não se conduz por ele nem de perto. Estão fortemente atados a conceitos e preconceitos de desvio moral, de opinião e de comportamento adquiridos em anos de processo de má formação moral e intelectual. São tão instintivos quanto qualquer bovídeo que reage sempre da mesma forma aquela determinada ação. Uma fácil ilustração disso é a mídia que induz a sociedade acéfala por caminhos em que o benefício é só aparente por terem distorcido e maquiado a realidade.    

Para se dar o processo de rompimento desta forte sujeição, onde até mesmo os avisados caem em laços, o autoconhecimento é essencial. Como poderia alguém que não se conhece ou sabe, bem escolher? Tanto melhor nos conhecermos, tanto melhor serão nossas escolhas para os objetivos estabelecidos. 

Nosso destino somos nós quem fazemos por meio de nossas escolhas. Assim, ele não está escrito nas distantes estrelas, mas tão próximo quanto no coração de cada um. Portanto a busca incessante pela própria evolução deveria ser a principal incumbência de qualquer um que alega possuir este mesmo livre-arbítrio, mas o que possuem na verdade é uma grande mentira.

Os pastores destes brandos rebanhos de suas paragens, prometem a liberdade de escolha da seguinte forma: 
- Permitem que cada um exerça seu 'poder de decisão' dando à eles suas opções previamente formuladas, causando assim a impressão que puderam decidir por si próprios entre essa ou aquela quando na verdade nenhuma queriam. 

Assim os alegres cordeirinhos são tosquiados e largados ao frio apático do desamparo das necessidades mais prementes, saciando-os com entretenimentos venenosos fomentado por estes mesmos tosquiadores para reprimir sua dor.

Assim, para atingir nossos objetivos e lá permanecermos, devemos primeiramente aprender a eliminar os defeitos dos pensamentos e comportamentos que por consequência, saberemos como superar cada obstáculo e efetuar precisamente a correção da rota. Somente então, poderemos dizer que estamos no caminho certo de nossos objetivos. 

Portanto, entre os sonhos ou os objetivos, opte pelos três, acrescente a auto-evolução... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...