sábado, 14 de setembro de 2013

Desafio

Vamos fazer um teste da sua capacidade de resolver situações novas e problemáticas em circunstâncias em que o instinto, o conhecimento comum e o hábito não podem ajudar. Para isso, se utilize da técnica PMDC descrita no post  'Como Turbinar sua Inteligência'.

Pois bem, vamos ao problema:
Há um pequeno planeta habitado apenas por algumas poucas centenas de seres muito inteligentes, da qual todos se conhecem e que, entretanto, nenhum se comunica com os demais por quaisquer formas possíveis. Eles apenas se veem e permanecem completamente apáticos, sem interações nem expressões.

Todos são loiros, contudo, todos também sabiam que neste planeta havia ao menos um ruivo. Mas havia e há um outro problema com eles além daquele da comunicação. Eles, por características físicas, jamais conseguem enxergar seus próprios cabelos e também não conhecem o espelho ou qualquer forma semelhante. Neste contexto, eles apenas observam a cor do cabelo dos outros, mas nunca observam ou conhecem o seu próprio.

Um dia desses, chegou um anúncio do alto avisando que todos os ruivos deveriam evacuar o planeta. Para isso, uma nave espacial não tripulada iria aterrizar uma vez por dia no planeta e decolar até que todos os ruivos fossem evacuados completamente.

Assim se deu. A nave pousou na praça central no primeiro dia e mais tarde subiu vazia. No segundo dia o mesmo ocorreu. No terceiro dia aconteceu a mesma coisa. E assim se deu até o sexto dia quando ela foi embora tripulada e assim, permaneceram no planeta apenas os loiros.

Pergunta do problema: Quanto(s) ruivo(s) foram evacuados para outro planeta?    

Não veja a resposta abaixo antes de tentar resolver o problema. Leia a matéria mencionada para ficar a par da técnica a ser utilizada e pense bastante, mesmo que leve tempo. Com certeza conseguirá.

Selecione as linhas abaixo para obter a resposta:

Siga o raciocínio de cada passo abaixo e releia cada um se for necessário até compreender plenamente:

- Se Desloque para a posição de um ser qualquer deste planeta. Portanto, seja um deles e passe a agir como tal. 

- 1º dia (Apenas um ruivo): Se eu sei que existe pelo menos um ruivo entre nós e eu observo a todos e não vejo nenhum ruivo, deduzo portanto, que este ruivo sou eu - correto? Assim, eu iria correndo entrar na nave no primeiro dia. Mas sabemos que neste dia a nave partiu vazia;

- 2º dia (Apenas dois ruivos): Se eu sempre via um ruivo e no entanto, percebi que no primeiro dia ele não entrou na nave, deduzo que ele também está vendo um outro ruivo e assim, se eu vejo apenas ele e mais nenhum, é porque o segundo ruivo só pode ser eu. Assim, neste dia nós dois partimos na nave. Mas sabemos que neste dia a nave também partiu vazia;  

- 3º dia (Apenas três ruivos): Eu sempre observei apenas dois ruivos e assim, esperava que os dois partissem no segundo dia conforme raciocínio acima, no entanto, eles não partiram. Deduzo então, que cada um deles estavam enxergando dois ruivos. Desta forma, sei que há um terceiro ruivo e que sou eu, portanto, partiríamos neste dia.  Mas sabemos que neste dia a nave também partiu vazia; 

- 4º, 5º e 6º dia: Segue os mesmos raciocínios dos dias anteriores.

Assim, sabemos que no sexto dia a nave foi embora com todos os 6 ruivos e nunca mais retornou.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...