terça-feira, 20 de novembro de 2012

Como Você Recebe Um Conselho?


Já dizia o ditado que se conselho fosse bom, não seria dado, mas sim, cobrado. Mas será esse dito popular realmente uma verdade? Sendo objetivo, digo que não é! Esse ditado se enquadra bem ao orgulhoso, àquele que se acha a última batatinha do pacote, o senhor sabe tudo. Essa atitude é um dos efeitos colaterais da cultura moderna do culto ao eu ou pelo oposto, mas ainda assim mantendo a tendência, a saber, a baixa autoestima. Nesta atitude generalizada, vemos nitidamente o que disse um sábio chinês: “Os medíocres discutem pessoas, os comuns discutem fatos, os sábios discutem ideias”.


Portanto, quando recebermos um conselho ou uma opinião, deveríamos refletir sobre isso com mente aberta. A propósito, apesar do mar social revoltoso, a ponta do iceberg da sabedoria parece estar predominando apesar das ondas da ignorância serem grandes. Bem, pelo menos nos novos conceitos empresariais pelo fato de visarem apenas o lucro, a saber, as empresas modernas estão recebendo bem as opiniões dos funcionários ou da equipe e analisando elas sem acepção. A isso chamam de ‘tempestade de ideias’, aqui em Piracicaba chamam de “toró de parpite” - brincadeira para descontrair. Sendo assim, porque deveríamos andar na contramão quando o melhor é andar no fluxo por discutirmos ideias ao invés de pensarmos apenas em nosso umbigo, em nosso orgulho de cristal?

O conselho ou a opinião sempre nos ensinam algo proveitoso porque, assim como um escritor ou um projetista não está apto a revisar aquilo que ele próprio elaborou, pois, passará pelos mesmos erros sem percebê-los, assim também, nós deixamos de perceber nossos próprios erros, todavia os outros os percebem e nos fazem um grande favor quando apontam eles. Então, em vez de enfurecer e maldizer a pessoa, deveríamos agradecê-la, mesmo que o erro seja apontado na tentativa de se engrandecer as nossas custas, afinal, ela nos poupou de no mínimo algum contratempo.

Você ficaria furioso com alguém que lhe avisasse que seu dinheiro caiu no chão ou agradeceria essa pessoa? Pois, de mesma forma é o conselho. Portanto, ao receber um conselho, devemos agradecer a pessoa, meditar no assunto e se for o caso, procurar corrigir o nosso erro, assim como guardaríamos melhor o dinheiro que caiu.

Toda pessoa do comércio sabe que quando um cliente reclama, é porque ele ainda está querendo continuar comprando ali. Pior é quando o cliente insatisfeito não reclama e o erro permanece e não apenas ele, mas muitos outros poderão ser o estopim dos negócios irem mal. Sendo assim, escute seu cliente, pois, todos nós como vendedores de nós, temos as outras pessoas como nossos clientes e você não vai querer falir seu empreendimento mais caro, vai? Por outro lado, se avaliarmos que o conselho não nos cabe, descarte-o sem fazer aquela cara de urso para a pessoa, até porque, um cliente que gasta pouco hoje, não raro, amanhã pode surpreender gastando muito e pelo bom atendimento, ele acaba por recomendar outros clientes. Portanto, encare o conselho como FeedBack, pois é justamente isso que ele é e aliás, muito vital para os negócios, os nossos negócios, entende?

É claro que apesar disso, você não pode sair por aí apontando os defeitos dos outros a revelia por vários motivos:
- Isso demonstra imaturidade – Você não irá consertar o mundo com essa atitude. Leve em conta que seu telhado também é de vidro;
- Você será tachado de chatonildo e será sempre inconveniente - Mesmo quando tiver razão, ninguém dará atenção.
- A maioria não tem predisposição para suportar uma metralhada de ‘boas intenções’ – Você poderá causar uma indigestão no relacionamento;
- Todo bom cobrador no geral é sempre mal pagador – Você pode desencadear um jogo de enumeração de defeitos mútuos.

Assim, o conselho ou a opinião devem ser bem aceitos por nós, pois, como nosso saber é limitado, podemos ampliar nossa inteligência por utilizarmos a inteligência do outro e do outro e do outro... formando assim uma rede neural, uma tempestade de ideias, um toró de parpite... Os conselhos e opiniões sempre ampliam nossos conhecimentos a respeito de determinados assuntos e portanto, devem ser bem acolhidos. Ruim será se nosso mal gênio nos isolar da rede neural, teremos que as duras penas, recursos próprios e demasiado tempo de que não dispomos para fazer bem feito o nosso intento. A não ser que você tenha mal gosto e muita energia sobrando e assim não se importe com o feio, o mal feito, o trabalhoso e o tenha feito só para você admirar sem se importar com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...