sábado, 9 de janeiro de 2021

As Faces do Senhor

Neste novo período negro da história humana que adentramos, grandes tribulações estão se despontando no horizonte, até porque, as profecias terão que se cumprirem todas e nada as poderá parar, Gogue, neste momento, se encontra arrastado por ganchos em suas mandíbulas, e assim, se faz urgente que todos os verdadeiros Católicos implorem à Deus pela firmeza dos mártires, pois, eis aqui novamente e derradeiro período destes. Para tanto, se faz mister que contemplemos incessantemente todo o mistério da encarnação de nosso Senhor até seu sacratíssimo sangue derramado na cruz e sua ascensão em glória, não apenas no rosário, mas também em suas muitas faces. 

Admiremos a face de Jesus bebê, doce face, meiga e vulnerável, assim como fizeram Santa Maria, São José, os pastores e os Reis Magos em alegre comunhão com todos os santos anjos. Sim, devemos contemplar sua delicada face, pois é paradoxalmente a poderosa face de Deus encarnado homem diante de nossos olhos como jamais vista antes, e de tão próxima de nós míseros homens, se deixou tocar-se por mãos pecadoras.

Não nos enganemos, devemos ter a mesma profunda percepção que São João Apóstolo teve, ou seja, de que aquela face é divina, é a face de Deus Santo, Deus Poderoso e exigente, ainda que tenha sido um bebê. Esta é a grande dificuldade dos homens de hoje, a de irem à divindade de Jesus, desviam-se do fato de que quando criança, desde os 12 anos revelou ser Ele o filho de Deus. Já adulto, se apresentou como um homem maduro e sábio, porém, manifestando em si a face resplandecente do Pai, emanando um espírito de misericórdia e de salvação para com os homens, caso assim não fosse, jamais conheceríamos a verdadeira face de um Deus compassivo, mas não menos justo e firme conforme Sua história atesta.

Nesse ponto, não nos enganemos por suavizar nossa cruz, pois na face compassiva de Jesus, notamos também palavras fortes e duras tais como a de chamar seus inimigos de hipócritas, denominá-los de filhos do demônio, imputar-lhes a insígnia de serpentes, adverti-los do severo julgamento para o inferno e proferir-lhes a destruição. Sim, não amenizou nem com os seus, tal como a Pedro a quem disse duramente: ‘Para trás de mim Satanás’ ou como a Tomé ou mesmo com São Paulo seus fiéis servidores e mártires. Não esqueçamos de sua advertência a todos nós, de que Ele colocaria uns a sua direita e muitos a sua esquerda, enviando estes últimos aos infernos. Eis que essa outra tal face de Jesus se nos apresenta de forte, firme e irada com os empedernidos e de exigente à santidade aos Seus pela cobrança do último ceitil dos talentos entregues.

Também devemos contemplar a face de Jesus no ápice do mistério da cruz redentora que demonstra reduzidamente todos os planos de Deus para com os homens, tal quando clama por misericórdia aos pecadores arrependidos, abrindo precedentes em Dimas ao seu lado e aos seus carrascos abaixo, por outro lado, se cala e nada solicita diante da condenação eterna para todos os que se distanciam de Sua cruz, desta feita, não há esperança para os homens, senão apenas diante da face do Senhor salvador em arrependimento e sob seus joelhos. Não há esperança para os homens, senão em sua Igreja que se iniciou humildemente, mas em notória coragem aos pés da cruz por sua mãe santíssima e seu amado apóstolo São João em meio aos carrascos. Neste ponto, a ousadia e as dores para os que se colocam aos pés da cruz são passageiras, mas o menor distanciamento dela, terá uma dura paga.

Entrementes, a verdadeira face de Jesus é aquela que todos esperam ver desde a séculos, quando ele retornar em sua glória e poder, da qual, Pedro, João e Tiago tiveram um pequeno antegosto de presenciarem. Esta será a face da plena misericórdia para com os probos, conduzindo-os a mais profunda reconciliação com o Pai, onde jamais novamente encontrarão uma face com expressão de dor, tristeza ou ira; tudo já terá passado naquele tempo ora tão próximo. Os condenados terão por si mesmos se lançados em combate aos abismos eternos, e os demais, aqueles que procuraram em suas vidas contemplarem as diversas faces do Senhor suportando tudo em exemplo Seu, terão o privilégio de verem finalmente resplandecer a derradeira face de Sua Majestade e Glória que emana benignidade e amor eterno, e, como se não bastasse, receberão ainda a visão e a participação da recriação de todas as coisas! 

Que assim seja, amém...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...