Escuto muitos dizerem que não estão satisfeitos com as empresas em que trabalham. Dizem que seus superiores não valorizam seu trabalho e choramingam que caso encontrassem outra corporação cairiam fora da atual.
Mas de nada adianta ir para outra empresa e levar consigo o problema... Exatamente isso mesmo, o problema na maior parte dos casos é a pessoa e não a empresa. Caia fora sim se te contrataram porque você teve um bom apadrinhamento ou porque te acharam o lindão da bala chita, vá para uma outra que seja uma conquista sua. Mas se foi contratado pelo seu profissionalismo, o erro é seu. Algo está inconveniente em você.
Fugir é uma atitude covarde e a felicidade jamais entra porta adentro da vida de uma pessoa assim. Quando te contrataram, houve um vínculo entre você e sua empresa. Houve uma atração entre os semelhantes, portanto, seria uma traição de sua parte se desligar da empresa de forma impensada e antes de arriscar corrigir o problema.
Vamos então analisar algumas situações:
- A pessoa insatisfeita deve abandonar sua atitude passiva e confortável. Seja político e manifeste sua opinião de forma espontânea, bem como tudo aquilo que realiza. Não fique calado, divulgue sempre os resultados de seu trabalho, mesmo os pequenos.
- Sempre comunique periodicamente o andamento e conclusão daquilo que te foi pedido pelo seu superior ou para quem te pediu. Não se conforme em simplesmente realizar o trabalho muito bem. Preste conta dele, pois isso é tão importante quanto o próprio trabalho e quem queima esta etapa, corre o risco de ser considerado preguiçoso, vacilante e sem empenho.
- Demonstre confiança por: Falar sempre com clareza. Ser incisivo no sujeito e no predicado. Não delongar seu discurso. Saber exatamente o que está querendo dizer. Pensar antes de iniciar uma conversa para não ser confuso. Decidir o resultado final da explicação desde o início.
- Você pode estar infeliz porque fica adiando certas tarefas. Seu senso de responsabilidade ficará te cobrando a obrigação postergada até que seja realizada te conduzindo a um nível ruim de estresse gratuitamente. Não esconda seu valor, seja dinâmico e conclua a tarefa o mais breve que puder e tenha a certeza que a sensação de desconforto desaparecerá. Dê prioridade as mais chatas, pois estas estarão em evidência.
- Mantenha seu relacionamento com os colegas em alta. Tenha jogo de cintura e não leve tudo a ferro e fogo, quero dizer, você não é o centro do universo, muitas vezes uma palavra má direcionada a você, é apenas erro de pontaria do outro.
- Não queira fazer tudo sozinho como quem quer reivindicar todo o mérito para si. Esse tipo de atitude não é bem vista.
- Solicite ajuda sem perda de tempo quando não consegue levar avante sua tarefa. Lembre-se, feio não é cair, feio é cair e continuar no chão embirrado. Uma dica: Ninguém é obrigado a saber tudo, mais importante que saber, é saber quem sabe, portanto, recorra a essa pessoa quando necessitar, até porque ninguém consegue acompanhar a contento a tecnologia e toda forma que inventam de facilitar as coisas.
- Quando obtiver êxito em alguma tarefa, não comemore exaltadamente. Tal atitude causa a impressão de que você não conhece bem o que faz, e portanto, está jogando dados com seu intelecto.
Sendo assim, não culpe os outros pelos seus maus resultados. Você é o senhor de sua vida e responsável pelo que se passa nela. Se culpar os outros, estará demonstrando que não é competente o suficiente consigo próprio, quanto mais ser responsável pelo problema dos outros – é por isso que te contrataram, para resolver algum problema naquela área que é sua especialidade.
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